SWING

| |

O SWING é o primeiro movimento a ser aprendido por uma razão: é através dele que se aprende a gerar a potência necessária para produzir todos os  movimentos do KETTLEBELL (KB).


Esta energia é gerada no quadril, a partir de uma extensão coordenada de joelho e quadril; primeiro o joelho e em seguida o quadril. No jargão, chama-se a este movimento de "HIP SNAP", ou BATIDA DE QUADRIL.


A posição inicial é com os joelhos levemente flexionados, quadril flexionado (a famosa posição: bunda para trás). Costas encaixadas, ou seja, com a curvatura lombar preservada. 


Apanha-se o KB com os braços estendidos e a seguir realiza-se o HIP SNAP.


Parece simples e pouco esforço, mas imagine o impacto cardiovascular ao se realizar este movimento por 100 repetições ou mais (mais de 3 minutos de execução ininterrupta).


Além disso, o fato da inércia ser absorvida na musculatura lombar e do quadril ensina estes músculos a trabalhar sincronizadamente para absorver a energia do movimento; o que traduz as qualidades profiláticas de lesão e funcionais deste esporte.


Veja uma demonstração:  http://www.youtube.com/watch?v=Ry1IN8jbVdM




Um comentário:

Anônimo disse...

prezado Ivan,

comecei recentemente minha busca por esta excelente ferramenta de treino que me parece ser o KB, estive lendo seu blog, dentre outros sites sobre o assunto, e somente agora consegui realmente me encontrar neste campo do KB, o que quero dizer com isto, também treino há mais cerca de 13 anos, sempre com trinos resistidos em academias, obtive com esse tempo de treino ótimos resultados, claro que houve épocas em que estava melhor ou pior... mas isso é outr história.
entretanto, como vi que você também é um desgarrado da musculação tradicional, porque esta sim, da forma como conhecemos a partir de arnold, é nova, pois a história da musculação é muito maior que isso que vemos hoje....
bom... tenho procurado outras formas de continuar treinando sem que tenha que me encolher em um canto, como você bem colocou no início do seu blog, pois é isso que o tempo de academia acaba por gerar em todos nós, tanto é que ao invés de, após tantos anos de treino, trocar os treinamentos básicos pelos cabos e outras frescurites que vemos como a "solução para seus músculos", tenho cada vez mais me aproximado dos exercícios básicos, ou seja originais,sendo que ao ao me inteirar melhor do KB, que já conhecia de longa data, mas nunca tinha realmente compreendido o seu potencial, assim como muitos que treinam ainda não compreendem o potencial de um levantamento terra bem executado,acabei por ver que ai está mais uma possibilidade para a evolução do treino que pretendo...
ainda assim, como temos certos vícios de treino, ainda tenho inúmeras dúvidas a respeito de como utilizar estes exercícios em minha rotina, eis que trata-se de exercícios globais, onde o nosso vício de isolar os musculos continua palpitante em nossas mentes, acabam por bloquear a compreensão de como incluir estes exercícios nas rotinas, principalmente com relação a dias de treino e períodos de descanso... que ficariam prejudicados (talvez) por utilizarmos muito seguido tais exercícios com o KB.
bom chega de tanto falar acho que conseguiu compreender minha dificuldade, pq acho que já passou por isto também..
não estou aqui pedindo a solução, somente gostaria de indicações de livros ou fontes de pesquisa mais aprofundada sobre este assunto, visto que sempre gostei de ler muito, principalmente sobre assuntos que me interessam e este é um deles....
se puderes me passar um pouco de suas experiências de como inlcuir tais exercícios em rotinas diárias mesclados ou não com exercícios mais isolados, ou ainda, puder me aconselhar em quais locais poderei buscar tais informações, ficaria muito grato...
segue meu contato ctseadi@gmail.com
abraços e bons resultados...

Postar um comentário