QUAIS OS OBJETIVOS OU FOCOS POSSÍVEIS?

| |

Uma pergunta frequente que ouço é: o que o treinamento com kettlebells desenvolve? Qual sua utilidade? Quais os focos que existem?
Talvez seja mais fácil elencar o que este treinamento NÃO contempla. Se você está buscando hipertrofia pura e simples, ou seja, resultados meramente estéticos, KETTLEBELL não é para você. Realmente, existem ferramentas e técnicas mais apropriadas para tal objetivo; o treinamento do tipo fisiculturismo. Hipertrofia muscular se obtém com tensão constante, muito volume de treino (12 a 16 séries por grupo muscular), "ISOLAMENTO" MUSCULAR" (leia-se: executar os movimentos em base estável um banco ou máquina) e cargas  moderadamente pesadas (70 a 80%1RM), ou seja, cargas que permitam executar de 8 a  12-15 repetições. 

O treinamento com KETTLEBELL é balístico, desenvolve FORÇA e POTÊNCIA, RESISTÊNCIA MUSCULAR LÁTICA e, dependendo do protocolo utilizado, desenvolve, também, RESISTÊNCIA ANAERÓBIA LÁTICA, COORDENAÇÃO AMPLA, EQUILÍBRIO e VELOCIDADE DE REAÇÃO.

Atletas do tênis, golfe, vôlei e basebol também se beneficiam do KETTLEBELL pelo fato de serem esportes ditos de "POTÊNCIA CIRCULAR", ou seja, cuja biomecânica nos membros superiores seja caracterizada por movimentos CIRCULARES e a demanda metabólica seja anaeróbia lática (CERCA DE 3 A 6 MINUTOS DE EXECUÇÃO ININTERRUPTA).

Assim sendo, o treinamento com KETTLEBELL  serve para as mulheres pelo ALTO CONSUMO CALÓRICO promovido (570 kcal/hora) além do benefício CARDIOVASCULAR.

Para os homens, o KETTLEBELL será de grande ajuda para aqueles que necessitam treinamento de reabilitação funcional do quadril, coluna lombar e complexo glenoumeral (ombros). Além disso, o KETTLEBELL é talhado para as artes marciais notadamente o JIU JITSU pela característica metabólica deste treinamento (metabolismo anaróbio lático) cujas duração das séries (3 a 6 minutos) emula com perfeição a duração e as demandas metabólicas de um ROUND e pelas demandas de GRIP (pegada) que o KB impõem .


Nenhum comentário:

Postar um comentário